Registros Auto avaliativo
Na minha prática pedagógica é muito comum está convivendo com o erro, tanto por parte dos educandos como do eu, professor.
O erro é um importante instrumento para melhorar o conhecimento daqueles conteúdos que não foram bem compreendidos e buscar um replanejamento das atividades didáticas para melhor compreensão dos conteúdos.
O erro produzido pelos alunos dá ao professor a possibilidade de reavaliar o que não foi bem compreendido ou procurar uma nova metodologia para o assunto em questão.
Em relação aos produzidos pelo professor ou quando se desconhece alguns conteúdos, dizemos a ele que não é do nosso conhecimento, mas que iremos nos enterrarmos dos mesmos para na aula seguinte poder debate-los e solucionar dúvidas em relação ao desconhecido.
É fundamental detectar o tipo de erro apresentado pelo aluno, principalmente para ajuda-lo a perceber onde errou para informar sobre a hipótese que temos sobre a razão disso e, para tornar o erro como recurso de avaliação em favor de uma intervenção pedagógica ajustada. O erro permite compreender o que ainda falta aprender e, portanto, o que precisa ser ensinado, retomado, abordado de outra forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário